Audiência pública discute violência no distrito de Córrego do Ouro

Por Amanda Mascarenhas

Por meio de requerimento do deputado Dalmo Ribeiro, aconteceu, nesta quarta-feira (23/03), audiência pública na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa com o objetivo de discutir medidas de combate à violência no distrito de Córrego do Ouro, que pertence ao município de Campos Gerais.

“Entendi ser necessário a realização desta audiência para debater o significativo aumento dos índices de violência no município, principalmente no distrito de Córrego do Ouro. Muitos arrombamentos e assaltos a mão armada têm ocorrido e existe ainda uma relação desses crimes com o tráfico de drogas na região. Por isso, é fundamental que sejam discutidas ações mais efetivas, junto às autoridades, para melhorar o policiamento, como o aumento do efetivo do 5º Pelotão de Polícia Militar de Campos Gerais”, disse o deputado Dalmo Ribeiro.

A reunião contou com a presença de vereadores de Campos Gerais, do vice-prefeito do município e morador do distrito, João Carlos Coelho, e do chefe da Assessoria de Articulação Operacional da Seção de Planejamento Operacional do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, major Israel Calixto Júnior, representando a Polícia Militar.

Os vereadores Maurílio Antônio e Djalma Santos afirmaram que a principal atividade econômica do município, a produção de café, tem sido prejudicada pela falta de segurança na região, já que muitos produtores rurais venderam suas propriedades e abandonaram o distrito de Córrego do Ouro.

Segundo o vereador Aloísio Pereira e a vereadora Maria de Oliveira Rocha, a situação do distrito é de descaso e abandono por parte das autoridades, já que a Polícia Militar está ausente no local. Eles acreditam que além do combate à violência, é preciso também que ocorram iniciativas de prevenção ao uso de drogas e criação de oportunidades de trabalho por meio do esporte para retirar os jovens da criminalidade.

O major Israel Calixto Júnior disse que “a Polícia Militar está sempre atenta aos anseios da população referentes à segurança pública, porém, no caso do distrito de Córrego do Ouro, as estatísticas oficiais sobre a violência não condizem com os relatos dos vereadores, provavelmente devido à falta de registro de ocorrências pelos habitantes”. Ele destacou a importância de mobilizar a população do município para que as ocorrências sejam registradas, a fim de se obter dados precisos sobre a situação da violência na região e, assim, facilitar a formulação de medidas de segurança pública.

O major sugeriu ainda que, caso não aconteça o retorno do subdestacamento da PM ao distrito de Córrego do Ouro, seja feito um esquema de policiamento especial na região, com patrulhamento programado e rotineiro, sobretudo nos horários em que há maior demanda e de maneira a não onerar o município.

Requerimentos
Ao fim da reunião, foram apresentados os seguintes requerimentos: será enviado um ofício ao Comando-Geral da Polícia Militar e à Chefia da Polícia Civil solicitando providências para realização de operações conjuntas de repressão qualificada, ofício à Chefia da Polícia Civil pedindo intensificação das ações no município, ofício à Promotoria de Justiça de Campo Gerais para, no âmbito de sua competência, contribuir no enfrentamento à violência, ofício ao juiz Titular da Vara Única de Campos Gerais solicitando providências, e especialmente a realização de uma visita técnica da Comissão de Segurança Pública ao Comando-Geral da PMMG, ao 5º Pelotão da Polícia Militar e à Polícia Civil em Campos Gerais.

_____________________________________________________________________________

Texto originalmente publicado em: http://deputadodalmoribeiro.com.br/audiencia-publica-discute-a-violencia-no-distrito-de-corrego-do-ouro/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s