Falta estrutura em pontos de ônibus do Coração Eucarístico

Belo Horizonte passou por modernização nos pontos de ônibus de grande parte da cidade, porém o Bairro Coração Eucarístico ainda apresenta problemas, o que gera reclamações de usuários

Algumas regiões de Belo Horizonte têm sido contempladas nos últimos meses com pontos de ônibus modernos, que além da estrutura básica, com banco e abrigo, possuem letreiros digitais que informam em quanto tempo o próximo coletivo chegará e a que linha pertence. Apesar disso, boa parte dos pontos de ônibus do Bairro Coração Eucarístico não têm ao menos a estrutura básica para garantir o mínimo de conforto aos usuários do transporte público.

A parada da Avenida 31 de Março, em frente à entrada 7 da PUC Minas, encontra-se com problemas de conservação. A placa que informa as linhas de ônibus que passam no local está danificada e há muitos anúncios colados em cima. O local também não possui lixeiras e existem pichações, entretanto seu abrigo está bem conservado. A psicóloga Thayanne Priscila Portuense, 31 anos, utiliza regularmente ônibus que passam por este ponto. Ela afirma que é extremamente importante que seja feita uma manutenção regular nos pontos e que apesar de haver depredações ao patrimônio público, acredita ser de uma minoria da população, já que a maior parte zela pela qualidade do local.

Já o ponto de ônibus localizado à Rua Coração Eucarístico de Jesus é um dos melhores do bairro. O local sofreu mudanças nos últimos meses, quando a Caixa Econômica Federal abriu ali uma nova agência, reformando o ponto em frente ao seu prédio. Atualmente, o ponto conta com dois bancos com cobertura, lixeiras e mapa com os ônibus locais e suas paradas, além de piso com demarcações para deficientes visuais.

Na rua Dom Lúcio Antunes, está localizado um dos pontos com maior demanda da região. Mas, no local existe apenas uma placa indicando que ali é uma parada de ônibus. A falta de estrutura não causa apenas o desconforto de se esperar pelos ônibus em pé e exposto ao sol e à chuva, mas também dificulta a localização de usuários que não conhecem bem a região e as linhas que passam ali. É o caso da auxiliar administrativa Joseane Leal Araújo, de 49 anos, não mora em Belo Horizonte, mas nas visitas esporádicas que faz à capital, encontra dificuldades em utilizar o transporte público no Coração Eucarístico. “A situação aqui é complicada. Eu acho que deveriam ter placas pelo menos para indicar quais ônibus passam e para onde vão. Toda vez que venho aqui tenho que perguntar às pessoas. Até para saber em qual ponto descer é difícil”, afirma.

Falta estrutura em pontos de ônibus do Coração Eucarístico

Página 3 da edição 300 do jornal Marco

Além da ausência de informações sobre linhas e ônibus, a falta de cobertura na parada também já causou problemas à Joseane. “Uma vez choveu muito e o ponto estava cheio de gente. Algumas pessoas se esconderam em baixo dessas marquises, mas elas são tão pequenas, que alguns, como eu, nos abrigamos na lanchonete. Depois ainda tivemos que sair correndo para pegar o ônibus”, diz a auxiliar administrativa, referindo-se à lanchonete Boca do Forno, que fica próxima ao ponto. Joseane ainda afirma que é fundamental que existam paradas com cobertura em locais onde o fluxo de pessoas é grande.

De acordo com as informações da BHtrans, os critérios para implantação de abrigos dependem da demanda de passageiros nos pontos de embarque. As gerências regionais verificam e definem os locais de maior quantidade de passageiros. Como não é possível instalar abrigos em todos os lugares, a prioridade é para os locais de maior circulação.

A instituição nos informou ainda que já existem projetos de implantação de informativos nos abrigos, realizado por intermédio do Infoponto e do Sitebus. O projeto Infoponto consiste na instalação de painéis em abrigos para embarque e desembarque, com um mapa esquemático dos principais pontos, um quadro de frequência por faixa horária e o itinerário resumido da linha. A sinalização do Infoponto está em 1.430 pontos de embarque e desembarque e não prevê ampliação, apenas manutenção dos que já existem, pois os mapas foram implantados nos principais corredores da cidade, como no centro e vias principais de diversos bairros.

Já o SiteBus é um sistema integrado de gestão, monitoramento e informação do transporte coletivo que, por meio de ferramentas e equipamentos tecnológicos, tem como objetivo a melhoria da segurança, regularidade, pontualidade e confiabilidade do serviço de transporte coletivo de Belo Horizonte. Ele prevê a instalação de computadores de bordo, GPS, comunicação via telefonia celular (GRPS), botão para situações de emergência e monitores de informações para os motoristas e passageiros.

No itinerário das linhas, os pontos de ônibus estão sendo equipados com totens contendo informações em tempo real sobre os horários de chegada dos ônibus. Por meio do Sitebus, serão disponibilizadas informações sobre serviços para os usuários por diferentes meios e em diferentes momentos (antes, durante e após deslocamentos). Os painéis do Sitebus estão instalados em 55 pontos de embarque e desembarque do sistema de transporte coletivo da Capital. A previsão é que sejam implantados 1.200 painéis na cidade de Belo Horizonte até junho de 2014.

É por meio da Central de Atendimento Telefônico da Prefeitura, pelo telefone 156, ou portal www.bhtrans.pbh.gov.br, que os usuários e a população podem registrar reclamações e sugestões para a melhoria dos pontos de ônibus.

_____________________________________________________________________________

Texto originalmente escrito para o Marco, jornal laboratório do curso de Comunicação Social da PUC Minas, edição nº 300, disponível em https://issuu.com/verbodigital/docs/marco_300

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s